English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

7 tipos de vitiligo

O vitiligo pode ser dividido em dois grupos e a partir daí em 7 tipos de vitiligo:
1) Vitiligo localizado – são 3 tipos de vitiligo (segmentar, focal e mucosas). Uma ou poucas manchas em até 3 regiões corporais, com evolução rápida seguida de estabilização, ou seja, a mancha aparece e cresce rapidamente (semanas ou poucos meses) para em seguida manter seu tamanho e não há surgimento de novas lesões.
2) Vitiligo generalizado – é a forma mais comum. São 4 tipos (vulgar, misto, universal e acrofacial). As manchas são simétricas, acometendo os mesmos locais de ambos os lados do corpo. Pode evoluir rápida ou lentamente, ou estabilizar.
A partir da definição do tipo de vitiligo fica mais fácil determinar a possível evolução do paciente e também os tratamentos com maior chance de sucesso.
Vulgar – tipo mais comum – manchas simétricas em diversas áreas do corpo.
Misto – mistura de 2 tipos de vitiligo – geralmente vulgar e segmentar.
Universal – apresentação bem rara. Mais de 70% do corpo fica branco.
Acrofacial – acomete face e/ou mãos e/ou pés.
Segmentar – vitiligo em faixa e unilateral.
Focal – manchas em 2 ou 3 áreas do corpo.
Mucosas – somente lábios ou região genital.
No vitiligo pode ocorrer o que chamamos fenômeno de Köebner ou isomorfismo, que é o surgimento de novas manchas após um trauma físico como corte, arranhão, queimadura, pancada, etc. Repare se quando você se machuca surge mancha branca no local do trauma. Caso isso ocorra, é importante evitar traumatismos para não surgirem novas lesões de vitiligo.