English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aviso de perigo

Alerta para riscos cancerígenos dos cremes Elidel e Protopic
Agência norte-americana exige que embalagens dêem informação a médicos e doentes
Os cremes Elidel e Protopic, utilizados contra o eczema, apresentam potenciais riscos de cancro, segundo a Agência reguladora dos produtos farmacêuticos nos Estados Unidos (FDA).
Neste sentido, a FDA exigiu a alteração dos rótulos destes dois produtos, ambos distribuídos em Portugal desde 2002 pelos laboratórios Novartis Farma e Fujisawa, respectivamente, segundo dados do Infarmed.
"Tomamos esta medida para garantir que os médicos e os doentes estejam conscientes dos riscos possíveis a longo prazo destes cremes, para que sejam utilizados de maneira adequada", explica, num comunicado, o responsável pelo centro de avaliação dos medicamentos da FDA, Steven Galson.
O novo rótulo deverá também recomendar que os dois cremes sejam receitados só depois de serem tentados todos os outros tratamentos disponíveis.
A FDA faz alusão a 78 casos de cancro da pele e do sistema linfático em pessoas tratadas com ambos os cremes, de acordo com estatísticas recolhidas até ao fim de Outubro de 2005. Mas não foi estabelecida nenhuma ligação de causa e efeito entre estes dois tratamentos e aqueles tipos de cancro.