Os portadores de vitiligo devem ficar atentos quanto a alimentação:
Muito importante é o consumo de alimentos ricos em finilalanina (aminoácido precursor da melanina, responsável pela pigmentação da pele ), assim como ricos em VIT. A (ajuda a manter saudáveis as camadas externas de tecidos)
Melhores fontes naturais de FENILALANINA:
- Todos os alimentos ricos em proteínas (ovo, carne de boi magra, nozes, feijão)
- Miolo de pão
- Soja
- Requeijão (light de preferencia)
- Leite desnatado e desidratado
- Semente de abóbora
- Semente de gergelim
Melhores fontes naturais de
Vitamina A:
- Óleo de fígado de peixe
- Cenoura
- Vegetais verdes e amarelos
- Ovo
- Leite
- Queijo
- Iogurtes
- Margarina
- Frutos amarelos (melão, banana e pêra)
Consuma sem medo:
- Oleo de Cânola, Girassol ou Azeite de Oliva
- Carnes Brancas (Peixe de Escamas, Frango)
- Verduras e Legumes a Vontade
- Suco de Fruta Natural
Consuma Moderadamente:
- Carne de porco
- Frutos do Mar e Crustáceos
- Torresmo e Óleo de Soja
- Frituras
- Bebidas Alcólicas.
A alimentação regular da quase totalidade da população é constituída de cerca de 90% de alimentos acidificantes.
Churrasco, bifes, batata frita, farofa, feijoada, cerveja, refrigerante, doces, sorvetes, omelete, pizza, biscoitos, cachorro quente, queijo amarelo são acidificantes e estão presentes em todas as refeições.
A composição destes alimentos introduz excesso de proteínas, excesso de gorduras (a maior parte saturada, altamente prejudicial), excesso de açúcares e deficiência de vitaminas, de sais minerais e fibras. Isto significa que as pessoas estão gerando estresse na pele por meio de alimentos não condizentes com o equilíbrio sanguíneo.
Anti-cancerígenos: fitoquímicos
Acresce a isso tudo um outro aspecto: as frutas e os vegetais contêm elementos importantíssimos para a saúde, que são os fitoquímicos, substâncias anticancerígenas naturais (evitam o câncer). Por outro lado, os alimentos acidificantes contêm, em grande parte, substâncias cancerígenas, como os nitritos e nitratos.
Estas substâncias vão exigir esforço das células para livrar-se do estímulo à formação de câncer, que ocorre a todo instante. Para conseguir isso elas necessitam de quantidade suficiente de fitoquímicos, que só podem vir da alimentação alcalinizante.
Alimentos alcalinizantes e pele sadia
Para contribuir para uma pele sadia as pessoas precisam utilizar pelo menos 70% de alimentos alcalinizantes, ou seja, frutas e vegetais, de modo que possam equilibrar os 30% de alimentos acidificantes que vão ingerir. Na verdade, embora a maioria das pessoas não se sinta capaz ou disposta a isto, quanto mais vegetariana a dieta, mais condizente com a natureza dos tecidos orgânicos ela é.
Resumindo: se você quer manter sua pele em boas condições, comece a protegê-la do estresse pela alimentação correta, com isso fornecendo a proporção certa de vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios, gorduras (monoinsaturadas e poliinsaturadas) e fibras solúveis e insolúveis.
Aí está a relação entre alimentação, estresse e pele.