English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Etiologia

Há muito se discute sobre a patogênese do vitiligo, e a etiologia auto-imune parece ser a mais plausível, com destruição de melanócitos secundária à de auto-anticorpos. Um estudo recente mostrou um grande número linfócitos T citotóxicos específicos para antígenos melanocíticos no vitiligo, o que justifica um ataque direto e específico aos melanócitos. Como o vitiligo ocorre geralmente em associação com doenças auto-imunes, e observam-se anticorpos específicos para órgãos e aberrações no perfil das células T e NK, corrobora-se também do papel da imunidade mediada por células. Além disso, as galinhas "Smyth line" (modelo animal para vitiligo) desenvolvem cegueira, tireoidite auto-imune e um defeito nas penas semelhante à alopecia. Verifica-se na patogênese do vitiligo nas galinhas "Smyth line" uma resposta auto-imune específica para melanócitos, mediada por células T.

Esta observação ocorre também no vitiligo humano, já que existe uma forte associação com as doenças auto-imunes. A tireoidite auto-imune é a associação mais comum em crianças com vitiligo. Um estudo recente mostrou que 16% dos pacientes com vitiligo não segmentar apresentavam alterações tireoidianas, ao passo que os pacientes com o subtipo segmentar tinham testes normais relacionados à tireóide.Portanto, os autores sugeriram verificar os exames de tireóide em todas as crianças com vitiligo não segmentar, de modo a identificar precocemente alguma disfunção tireoidiana. Este parece ser o curso racional. Outra publicação mostrou quatro crianças com tireoidite de Hashimoto,um tipo de tireoidite auto-imune.

Anemia perniciosa, doença de Addison e lúpus foram documentados em adultos com vitiligo. A síndrome MELAS (em que há uma redução na melanogênese, mas nenhuma evidência de perda de melanócitos), e a ataxia telangiectasia (em que o vitiligo melhorou com imunoglobulina intravenosa – IVIG – uma vez por mês) também foram associadas ao vitiligo.Recentemente foram descritos os casos de duas crianças com poliose unilateral dos cílios associada a vitiligo; uma das crianças apresentava os dois achados e na outra, a poliose ocorreu primeiro.

Descobriu-se uma associação significativa entre o vitiligo não segmentar familiar e HLA-B46. Em contraste, HLA-A31 e CW4 são observados em pacientes com o tipo não familiar, que também desenvolvem lesões mais tardias do que aqueles com o subtipo segmentar.