English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Seja persistente:

Que ninguém se engane, mas não existem maneiras de prever o aparecimento e a progressão do vitiligo. Ele pode parecer estável por alguns anos e volta a progredir ou regredir espontaneamente.

Vai depender muito do organismo do portador, uma vez que ou seu sistema imunológico está baixo ou alguma doença que sem dúvidas está associada ao vitiligo, por exemplo, a diabetes mellitus, doenças da tireóide, etc.

Embora o vitiligo não cause nenhum prejuízo à saúde física, já que não acomete os órgãos internos, as alterações estéticas muitas vezes, causam danos psicológicos que precisam de tratamento.

Daí que é necessário fazer a integração no tratamento médico: dermatológico x psicológico. Isso é muito importante para evitar que ocorra prejuízo do convívio social, uma vez que o estado emocional tem grande influência na manifestação e no tratamento do vitiligo.

O desequilíbrio emocional é um dos fatores predisponentes para o surgimento do vitiligo.

Também não quer dizer que todo portador precise de acompanhamento psicológico. Vai depender se o vitiligo resultou de fundo emocional. E quem dá este diagnóstico é seu médico, que analisa o seu caso, que está conhecendo a história do seu vitiligo, o histórico familiar, etc.

Sabe-se, que há vários tratamentos no combate ao vitiligo, mas o importante é o tratamento se for o caso, do estado emocional, assunto que venho batendo e rebatendo na mesma tecla em todos meus blogs.

Não adianta uma boa medicação, às vezes um tratamento caro, onde o portador faz várias sessões, como por exemplo, 30 (trinta) sessões, se ele não se cuidar emocionalmente, vai perder tempo e dinheiro e ainda ficar estressado, principalmente com a quantidade de sessões, o gasto financeiro, as faltas no trabalho, etc. etc.

Ocorre que se quer vê o resultado de imediato, na mesma semana. Quem não quer? E na outra semana, nada acontece e por aí vai… mas ele não se ajuda…

Surge a desistência, ele ficou no meio da ponte e volta atrás…

Por acaso, ele fez o tratamento correto?

Muitas vezes ele dá um tempo, passa um, dois anos sem qualquer tratamento, descansa a pele e pele descansada é sinal de resistência aos medicamentos: resultado = “o vitiligo não tá nem aí ” e “to nem aí”, ou “ti ligo não”.

Ás vezes, o portador muda de médico todo dia, ou então ele mesmo se automedica.

Ou seja: o Zezinho está usando Elidel, a Maria está usando Protopic, Paulinho está usando Melagenina Plus, meu vizinho está usando o Viticromim… cadê o Viticromim? Apareceu nas prateleiras deste meu Brasil? Onde? Onde? Cadê a fórmula? Consegue e manda por e-mail… rápido, bem rápido…

Sabe o resultado disso? Nada x nada= nada.

Procure ser persistente no tratamento. Ajude seu médico a ajudar você.

A cura não acontece de um dia para outro. De um dia para outro surge a mancha.

A perseverança e a fé precisam andar juntos nesta batalha.

Obs: procure tratamento gratuito em rede pública de saude de sua cidade!