English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Medicina e Charlatanismo

Vitiligo é uma doença comum, cujo tratamento é demorado e por vezes insatisfatório. Não há milagres a serem oferecidos e sim tratamentos adequados. Por ter grande impacto social, nos pacientes, é comum charlatões tentarem vender tratamentos sem qualquer comprovação científica e que podem inclusive colocar a saúde em risco.
É importante instituir o tratamento adequado assim que as manchas surgirem, pois nesse momento ainda há melanócitos viáveis no local das manchas e as chances de repigmentação serão maiores. O tempo de tratamento não pode ser desperdiçado com uso de remédios sem efeito, pois isso pode comprometer enormemente o resultado final.
Sempre que for iniciar um tratamento você tem o direito de saber quem é o médico responsável, qual a droga utilizada, seu princípio ativo, a chance de melhora, seus efeitos colaterais e solicitar trabalhos científicos que falem a respeito do tratamento proposto.
Não permita que pessoas inescrupulosas venham a usar sua vontade de melhorar para vender produtos não reconhecidos pela sociedade científica mundial. Comumente os charlatões vendem o tratamento com as seguintes características:
1) Produtos vegetais que não fazem mal (por acaso não existem plantas venenosas?);
2) Preços muito elevados, afinal você vai ficar bom e somente eles vendem tal maravilha;
3) Não há um médico responsável;
4) Mostram fotos maravilhosas (conhece photoshop?) e depoimentos incríveis (será que você já ouviu alguma mentira na sua vida?);
5) Falam em cura (o vitiligo pode ser controlado e muitas vezes a repigmentação é completa), mas para a maioria não há cura e sim tratamento e controle.
Hoje com a internet é fácil buscar a informação científica, então aproveite para se inteirar do seu problema e saber mais sobre os medicamentos que está utilizando.
Não acredite em milagres, acredite que você tem força de vontade para se tratar, confie no seu médico e nos medicamentos utilizados. Faça seu tratamento adequadamente e você provavelmente terá resultados muito bons.